(UFSC 2009 – Suplementar) Uma determinada lanterna funciona com quatro pilhas ideais de 1,5 V, ligadas em série, que alimentam uma lâmpada de resistência constante. Numa primeira situação, quando as pilhas estão ligadas corretamente, passa através da lâmpada uma corrente elétrica de intensidade 1,0 A. Numa segunda situação, uma das pilhas é invertida, mantendo o contato entre os polos.
Em relação às situações apresentadas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
02. A lanterna não irá funcionar na segunda situação, pois não haverá passagem de corrente elétrica.
04. A resistência elétrica do filamento da lâmpada é de 6 Ω.
08. A potência elétrica dissipada na segunda situação é quatro vezes menor do que na primeira.
16. A lanterna irá entrar em curto circuito na segunda situação.
32. Na primeira situação, as pilhas estão ligadas em série, logo a corrente elétrica é a mesma em todo o circuito, ao contrário da segunda situação, onde a corrente é diferente em cada pilha.
Amanhã - Gabarito e comentários
sei que a 1 4 8 ta certa mas pq
ResponderExcluirAonde está o gabarito e os comentários?
ResponderExcluir01.a primeira situação todas as pilhas funcionam como gerador e,por isso, soma-se todas as forças eletromotrizes que resulta em 6 (1,5+1,5+1,5+1,5).Já a segunda uma das pilhas está funcionando como receptor então ela consome força eletromotriz,ou seja, é igual a 3 (1,5+1,5-1,5+1,5).ou seja na situação 1 há o dobro de diferença de potencial
ResponderExcluir02.a lanterna funcionara porém não com a mesma intensidade de brilho e ainda passará corrente elétrica.
04.se na primeira situação diferença de potencial total = 6 e corrente elétrica = 1; então V=R.I;6=R.1------R=6.
08.potencial elétrico se da por P=V.I;situação 1: V=6 e I=1;situação 2 primeiro calcula-se a corrente da situação 2 por V=R.i;como se trata da mesma lanterna possui a mesma resistência ou seja R=6 e como foi calculado V=3,então,3=6.I;I=1/2;então P=3.1/2----- P=1.5.Ou seja o Potencial da segunda situação é 4 vezes menor que a primeira.
16.Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da resistência deste.O que de fato não ocorre na situação 2 pois não há alteração nas resistências.
32.na situação 2 também será a mesma em todo o circuito pois estão ligadas em serie.